sábado, 3 de abril de 2010

Tradição da Sexta-feira Santa

Na "Sexta-feira Santa" a população da comunidade de Olho dÁgua no Ceará os costumes matem-se fortes de geração em geração.




Pela manhã os afilhados vão até a casa dos padrinhos e madrinhas para a troca dos presentes, quando a gente é criança essa é a melhor parte...





A tarde é feita a celebração eucarística na igreja local onde é encenada a Via Sacra, simbolizando o sofrimento de Jesus na paixão de Cristo e sua ressurreição. Pois, "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna." João 3:16.






A noite o judas iscariotes eh preparado para ser punido e essa punição fica por conta conta dos chamados Caretas, homens mascarados, muitas vezes vestidos de mulher ou de monstros, levando na mão um chicote de corda ou de couro para espantar menino ou chicotear afoitos, e chocalho pendurado na cintura com o propósito de fazer muita zoada. "É uma chocalheira danada, parece um bocado de gado correndo". E onde ocorre esta punição? ocorre num local específico, no "sitio dos caretas" onde o judas (boneco feito de palha com roupas doadas pela comunidade) eh exposto no alto de um pé de bananeira juntamente com os materiais arrecadados nos nos dias anteriores pelos próprios caretas onde eles andam de casa em casa pedindo aos padrinhos (que eh qual quer pessoa da comunidade, seja ela homem mulher ou criança), após a exposição do judas em toda comunidade inicia o espetáculo onde começa com o testamento do iscariotes logo após os objetos são roubados por pessoas da própria comunidade e eh uma bagunça só, finalmente depois de todos os objetos serem roubados vem a malhação do judas onde o sítio eh invadido o iscariotes é estraçalhado e arrastado e seus estroços são jogados nos mais variados lugares.



E o melhor de tudo eh a comida local, pois tanto o almoço como o jantar eh reunida toda a família em uma só casa lógico que todo mundo jejua como manda os costumes da igreja católica mas cumprir esse jejum eh um verdadeiro sacrifício pois apesar de não poder comer carne vermelha a comida da estação eh muito saborosa destacando-se os derivados do milho tais como: pamonha, canjica, milho assado e cozido, bolos, pães... e os diferentes formas de peixes: bacalhau, bolinha de sardinha com macaxeira, peixe a milanesa e grelhado, abobora cabocla e de leite, feijão verde... sem contar na cajarana, pitomba dentre outras frutas da estação, a bebida a ser servida além de refrigerantes eh o vinho seja ele seco, demi-seco ou suave dependendo do gosto de cada um dos convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário